uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Papai Ludovico
Cortando as asinhas
Da megalomania bem aplicada
Rapidinhas
O Despautado
Clichê pra que?
Let me in the sound
Nota oficial
Trivialidades
Deus na terra do sol

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
2009 sob as lentes
André - 27 dezembro 2009 - 21:28
O ano está em seu derradeiro final, e ao longo destes 365 dias muitas e muitas películas castigaram ou fizeram meus olhos brilharem - foram 99 filmes, pra ser mais exato, sem contar os que eu já tinha assistido (abraço, Clube da Luta, O Poderoso Chefão e tantos outros) ou assisti mais de uma vez. Até pensei em assistir mais um pra fechar 100 e tal, mas tenho um pouco de medo de números redondos.

Então é hora de fazer a melhor retrospectiva cinematográfica da imprensa mundial, arruinar carreiras, elevar produções, dar um sacode em Hollywood, essas coisas que todo mundo faz. Sintam-se à vontade para criticar as listas e refrescar a minha já vacilante memória.

Destaques de 2009 (em parênteses, o título original e o nome do diretor. Menos neste parênteses aqui, obviamente. Mas acho que vocês já haviam deduzido isso)

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, David Fincher)
Frost/Nixon (idem, Ron Howard)
Coraline e o Mundo Secreto (Coraline, Henry Selick)
Milk - A Voz da Igualdade (Milk, Gus Van Sant)
Watchmen (idem, Zack Snyder)
A Onda* (Die Welle, Dennis Gansel)
Gran Torino (idem, Clint Eastwood)
Rebobine, Por Favor* (Be Kind, Rewind, Michel Gondry)
No Sufoco* (Choke, Clark Gregg)
O Leitor (The Reader, Stephen Daldry)
Star Trek (idem, J. J. Abrams)
O Banheiro do Papa (El Baño del Papa, César Charlone)
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince, David Yates)
In The Loop (idem, Armando Ianucci)
Se Beber, Não Case (The Hangover, Todd Phillips)
Up - Altas Aventuras (Up, Pete Docter e Bob Peterson)
Piratas do Rock (The Boat That Rocked, Richard Curtis)
A Garota Ideal (Lars and the Real Girl, Craig Gillespie)
Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds, Quentin Tarantino)
Distrito 9 (District 9, Neil Blomkamp)
Duplicidade (Duplicity, Tony Gilroy)
Intrigas de Estado (State of Play, Kevin Macdonald)
Código de Conduta (Law Abiding Citizen, F. Gary Gray)
O Anticristo (Antichrist, Lars Von Trier)

*filmes que foram lançados antes de 2009, mas que eu não havia assistido porque moro em uma terra selvagem onde algumas produções não conseguem chegar.

O Pior
A concorrência foi forte esse ano, tanto é que não existe um vencedor, e sim três. Porque G. I. JOE, Lua Nova e The Spirit extrapolaram completamente, atirando seus respectivos espectadores em um abismo infinito de ruindade e roubando as almas das pessoas nos cinemas.

Os Melhores
Vamos ver se eu consigo definir esse Top 3 de forma não muito exagerada: cada um deles vale por, pelo menos, dois ou três cursos de graduação. Dos bons.

3 - Sinédoque, Nova Iorque (Synecdoche, New York, Charlie Kaufman)
Escrito e dirigido pelo estranho mas genial Charlie Kaufman, Sinédoque, Nova Iorque joga bobagens como linearidade e EXPLICATIVIDADE pro espaço. Certas coisas no filme não ficam muito claras - entretanto, da forma com que é conduzido, ele oferece ao espectador a oportunidade de interpretar e construir um significado pessoal em cima da trama. E quando a película acaba, o sujeito está com a cabeça fervilhando de idéias que ele mesmo construiu conforme a narrativa ia se desenrolando. Pedir mais do que isso, apenas se...

2 - Avatar (idem, James Cameron)
... alguém totalmente megalomaníaco resolve que vai mudar o cinema por completo, e ao invés de um filme, faz uma experiência. Avatar é tudo que disseram que ia ser, tudo que se propôs a ser, e mais do que eu esperava que seria. Cameron criou um mundo inteiro completamente crível, e fez platéias do mundo inteiro ficarem novamente maravilhadas em uma sala de cinema, como se fossem crianças vendo a telona pela primeira vez. E Avatar teria ocupado o primeiro lugar dessa lista com louvor, se não fosse...

1 - O Lutador (The Wrestler, Darren Aronofsky)
... o diretor Darren Aronofsky sequestrar Deus, colocar ele no corpo do Mickey Rourke e jogar ambos na história mais cativante do mundo desde a conquista da Libertadores pelo Grêmio em 1995. O Lutador é um filme intenso, brutal (trocadilho obrigatório), com personagens que ficam na cabeça do espectador. Uma obra-prima, daquelas que tiram lágrimas até do zagueiro mais grosso e que ficam ecoando na cabeça até do atendente de telemarketing mais insensível.

Essas são as minhas considerações cinematográficas de final de ano. Todos os filmes citados aqui, e mais outros, estão comentados lá no twitter Dicas de Filmes. Agora é esperar e ver que tipo de lutadores e espíritos 2010 trará.

Marcadores:

Comentários: 3