uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
O tempo
Músicas e garotas
De pizzas e respostas
Só um pensamento
Retrospectiva 2011 ou The Verve estava certo
Trivialidades dolorosas
Um blog com a idade do Calvin
Falta de tato
Sobre os shows do Pearl Jam
Em círculos

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Eu, eu mesmo e a matéria
André - 11 março 2012 - 18:48
A monotonia poderosa de uma tarde de domingo me levou a assistir a um programa sobre o início do universo, no National Geographic. Aparentemente, tudo que existia antes era uma bolinha minúscula, menor do que um átomo, onde pulsava um calor milhões de vezes mais forte que o do sol. Tipo uma versão atômica de Porto Alegre no verão, assim. Pois bem. Logo o Big Bang chegou tocando o terror em tudo e mandando essa bolinha literalmente pro espaço, e o universo começou a se expandir.

A essas alturas, tudo era energia. Eis que os primeiros representantes da matéria acabam sendo criados, mas, para não ficarem solitários, vem sempre uma partícula de antimatéria junto para animar a festa. E, como bom casal, a matéria e a antimatéria se aniquilam infinitamente. Ou seja, a tendência era o universo ficar nesse MMA microscópico para sempre, sem sair nenhum coelho (ou planeta, estrela, pessoa, vida, qualquer coisa feita de matéria) desse mato espacial.

Entretanto, havia um porém: para cada 100 milhões de partículas de antimatéria que davam as caras, 100 milhões e uma partícula de matéria acompanhavam. Essa foi a diferença. Essa uma partícula a mais, que sobreviveu à Guerra dos Milissegundos, que foi se juntando com outras partículas a mais, deu início à tudo. Fez as coisas acontecerem.

Ou seja, todas as pessoas, os planetas, as galáxias, as estrelas, os rios, os oceanos, as nebulosas, a Scarlett Johansson, as montanhas, os vulcões, absolutamente tudo de tudo que existe nasceu de um desequilíbrio, uma imperfeição. Então, a nossa busca constante pelo controle, pela perfeição, é uma jornada que vai contra o próprio processo que nos trouxe aqui. A vida é uma sucessão de eventos caóticos, dos quais a mais inesperada das coisas, para o bem ou para o mal, pode surgir. E a nossa tentativa de evitar, de manipular esses eventos, é uma tentativa de abafar a criação em seu estado mais puro. Afinal, de uma partícula de matéria pode ser originar todo um universo. E de um domingo tedioso pode se originar um novo post no blog.
Comentários: 0